10 abril 2010

Hoje o meu pequeno perguntou-me, assim que o peguei ao colo para lhe dar um beijo de bom dia, o senguinte: «Padrinha, u são as saudades?» Fiquei sem resposta. Enquanto pensava e me ia atrapalhando com as palavras que soavam das minhas cordas vocais, ele perguntava: «U tu tas a dizer? Não percebo.» fiquei ainda mais atrapalhada nos meus pensamentos. Sentei-me com ele ao colo, olhei para ele e, sem mais nem menos, respondi-lhe de forma clara, tentando explicar com palavras que ele entenda: «Saudades é quando tu já tives-te uma coisa e queres assim muitooooo(...) que ela volte. Como quando estás na tua casa e queres estar com a tia.» Sorriu em jeito de compreenção e deu-me um abraço dizendo: «Então o nany tinha saudades da tia.» Deliciei-me. Aquele toque e aquela maneira de perguntar tudo em relação ao que vê faz-me pensar: «Bolas, estás tão crescido, tão inteligente.» E está. O tempo passou a correr e tive a sorte de o ter sempre do meu lado. É impressionante como uma criança tão pequena nos pode ensinar tanto...

Com ele junto a mim percebi que há coisas muito mais importantes que os bens materiais. No natal passado, (o primeiro em que ele já compreendia o que eram as coisas que o rodeavam), percebi que de um momento para o outro ele mudou tudo na minha vida. Até ali, sempre dei valor a que me dessem prendas. Para mim só isso importava. Ficava triste se os que me rodeavam recebiam e eu não, (quando era criança receber prendas era a única maneira de saber que alguém se lembrava de mim), mas, neste natal, senti algo que nunca antes tinha sentido. Aquele sorriso de menino, aquele espanto, aquela felicidade de ter todas as atenções e a casa cheia de presentes para desembrulhar, fizeram com que eu aprende-se de uma vez por todas o que é o sentimento orgulho. Desde aí que só tem vindo a aumentar. Ver-te crescer, correr, e sorrir como eu vejo, faz com que tudo valha a pena: as noites mal dormidas, as preocupações, tudo.

Sempre estive do teu lado: nos primeiro sorrisos, nos primeiros passos, nas primeiras palavras. Ah, as primeiras palavras! Sem mais nem menos oiço da tua boca: Tia. Dias depois: Ana. Só por isto Daniel, vale a pena tudo. Sempre te vou ajudar, ensinar e protejer-te. É essa a minha função, é para isso que aqui estou e não preciso de nada em troca a não ser do teu carinho. Vais valer sempre a pena. Obrigada por tudo meu menino.

Espero que daqui a uns anos leias isto.
Com amor, madrinha.

5 comentários:

  1. tao queridos minha tia :$

    ResponderEliminar
  2. Uma lista compilada por uma empresa britânica com as opiniões de mil tradutores profissionais coloca a palavra "saudade", em português, como a sétima mais difícil do mundo de se traduzir. Parabéns fizes-te um óptimo trabalho. Beijos**

    ResponderEliminar
  3. Té-té!! :)
    Não,não me esqueci,menina Guedes!! ;)
    Apenas,surgiu um imprevisto...um dos bons,se é que me faço entender!!Ehehe

    Bem,mas quanto ao post:
    Comigo,e perdoa-me o meu bocado de egocentrismo,as crianças,os "putos",costumam ser um dos meus muitos portais instantâneos para aquele meu mundinho mágico... :)
    Nascemos..."ensinados"...mas algures durante o caminho,com tanta regra,responsabilidade,os inevitáveis problemas,enfim...esquecemo-nos do quão importante é aquela inocência,muitas vezes ingénua,da infância...
    Aquela tão simples,e ao mesmo tempo,complexa,aos olhos de 'hoje',vontade de ser feliz e de fazer tudo para o ser,sem pensar,sem nada...o impulso-é isso que pouco a pouco,quase sem nos apercebermos,vamos perdendo!!Porquê?
    à medida que vamos crescemos,vamos ficando com demasiado a perder,num mero impulso irreflectido...há uma máxima-"como se não houvesse amnhã"...e esquecemo-nos disso eternamente,que o amanhã pode nunca chefar a vir,a ser!!

    Há qualquer coisa no orgulho de ver um simples sorriso ao receber algo...também me apercebi disso ontem,ao oferecer mais uma de tantas prendas à minha menina....aquele sorriso...não acontece só nas crianças!!
    É indescritível...é a palavra certa!!E há também aqui um pouco de egoísmo,mas é assim mesmo...

    Como tu,espero também e muito sinceramente,que esse teu sobrinho,daqui a umas Primaveras mais,leia também este teu textinho maravilhoso e que entenda tudo aquilo que está por detrás destas que acabam por ser 'meras' palavras!! :)

    Beijinho,Ana... ^^,

    ResponderEliminar
  4. se a' coisa que na vida gostei de ler foram as tuas palavras neste pequeno mas texto valioso tens as palavras certas pa tudo e sbs ser amiga e prima ao mesmo tempo adrei parabens ta brutal adrt bu'e guedes pima <3

    ResponderEliminar
  5. Amor ,esta lindo lindo ,as lagrimas com os teus textos ate caiem :x

    Sofia :)
    Amo-te

    ResponderEliminar

Deixar opinião não custa nada. Obrigada e voltem sempre :D! Ana Guedes